Vieiros

Vieiros de meu Perfil


José Ramom Pichel

Geração dos 70

18:35 30/04/2007

“Arrasaremos vuestras cosechas y vuestros supermercados, matadnos!, en marcha!, queremos nuestra parte!” La Polla Records

Desde que se inventou o Skype, esse invento espectacular para poder falar via computador com qualquer computador, telefone fixo ou telemóvel, os galegos nascidos entre os 70 e os 80 temos melhores comunicações com todos os amigos que habitam o exterior. Para o interior já nos chega com os telemóveis onde via oral compartilhar mileurismo e leituras de domingo. Viver no país dos mil poetas e ninguém se importa por eles. A geração dos 70 exilia-se mas não emigra, porque sabe que um dia ou outro voltará ao espaço imaginado, nem criado, e voltará com a força e a aprendizagem real, experimentando e criando tecidos, sabendo que não será enterrado no panteão da cidade da cultura, que esse é lugar para outros.

Tudo isto começou quando decidi um dia comparar a minha lista do Skype com a do telemóvel e lá descobri exílios exteriores, quase em total cincuenta pessoas fóra da Galiza, exilados dos que não saem nos livros de história, porque o presente não sabe de filmes, dos que a tecnologia se ocupa no dia a dia para achegar-nos as palavras em Arial 11 como se isso chegasse, perdendo as marcas da letra própria, diferente, de carta. A tecnologia achega, e menos mal, porque as presenças precisam de cafês e mentas, e de desejos a quarteto de câmara.

Temos melhores comunicações na faixa Atlântica com ou sem fenda digital, mas onde está o grosso da faixa de gente entre os 27 e os 37, em que Atlântida expremem o que aprendem?

A fuga de cérebros é uma visão parcial do assunto, a fuga sempre é de corpo inteiro, de encontros potenciais. A fuga do exilado é precisa porque não há espaço para a oportunidade, para o martirologio, num país dirigido por gerações anteriores que ocupam observatórios repetidos cinco vezes, que estudam e estudam qual aves migratórias que os seres humanos nascidos a partir dos setenta na Galiza fogem cara novos verões.

O exílio exterior é uma somatório de presenças lançados ao mundo para nutrí-lo, gerando biafra na nossa corteça cerebral produtiva. O exílio exterior aprende, enfrénta-se com outras culturas, línguas, sentindo que só é nação e país aquele que che dá de comer. Voltar é um anúncio em infojobs e outra vez também não, voltar é um posto de funcionário hipercoerente, voltar é um verbo de primeira conjugação que por aquí ninguém por enquanto parece que queira conjugar, voltar é uma palabra que morre nas conversas.
Eis uma pequena amostra de exilados exteriores da minha lista de telemóvel e Skype, que nunca se chamarão geração galáxia, mas que habitam a anos fibra óptica de aquí, eis a minha pequena homenagem aranheira, esperando atrapá-los com ela:

Juan Carlos, 29 anos, Doutor em Física electrônica, Madri. Patrícia, 35 anos, Engenheira de telecomunicações, Madri. Maruxa, 35 anos, Médico Anestesista, Covilhã-Portugal. Eugenio, 32 años, Licenciado em filologia portuguesa e poeta, Alacant. Paulo, 35 anos, Licenciado em Empresariais, Lisboa. José Maria, 35 anos, Médico Cardiólogo, Porto. Alberto, 35 anos, Doutor em Hematologia, Barcelona. Ernesto, 36 anos, Doutor em Filologia Galega, Valhadolid. Beatriz, 30 anos, Doutora em Física de partículas, Liverpool. Afonso, 31 anos, Licenciado em Belas artes, Liverpool. Benigno, 35 anos, Licenciado em Biologia, Roma. Paulo, 27 anos, Doutor em lingüística Computacional, San Diego, California. Sonia, 30 anos, Licenciada em Filologia Galega, Barcelona. Paulo, 32 anos, Licenciado em Sociologia, Bilbao. David, 35 anos, Licenciado en Económicas, Lisboa.

4,32/5 (44 votos)



Pichel

José Ramom Pichel Campos, nacido no 72 na cidade de Compostela ao terceiro dia exilou-se na Travesa de Vigo (Vigo). Gosta desde meniño dos computadores e das linguas. Enxeñeiro informático pola UDC, cofundador da plataforma polo galego na informática no ano 1994. É actualmente o director da área de enxeñaría lingüística da empresa imaxin|software, da que foi un dos seus fundadores no ano 1997. »



Anteriores...