Vieiros

Vieiros de meu Perfil


Lusofonía

Xestionado por Vieiros
RSS de Lusofonía
EX-PRIMEIRO MINISTRO PORTUGUÊS VENCE CORRIDA

Guterres é o novo Alto Comisario da ONU para os Refuxiados

O antigo primeiro-ministro português António Guterres, actual presidente da Internacional Socialista, foi esta terça-feira escolhido para o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

- 11:22 25/05/2005
Tags:

Segundo adiantou a Rádio Renascença, a informação já foi confirmada por fontes do Partido Socialista (PS).

António Guterres, de 56 anos, sucede no cargo ao holandês Ruud Lubers. Fazia parte do lote final de candidatos, ao lado do francês Bernard Kouchner, antigo ministro da Saúde e ex-representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) no Kosovo; do tunisino Kamel Morjane, alto comissário adjunto para os refugiados; do dinamarquês Soren Jenssen-Petersen, representante especial da ONU no Kosovo; e do australiano Gareth Evans, presidente do International Crisis Group em Bruxelas.

Em Abril, o antigo primeiro-ministro português foi ouvido em Nova Iorque por um painel de dirigentes da ONU para discutir a sua visão para o ACNUR e na semana passada tornou a encontrar-se com o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

A candidatura de Guterres teve o apoio do Governo português, tendo o primeiro-ministro, José Sócrates, considerado que "honrava" e "prestigiava" Portugal.


Ligazóns

0/5 (0 votos)