Vieiros

Vieiros de meu Perfil


Galegos, deixem já de fazer o parvo!

Edición xestionada por ti
RSS de Galegos, deixem já de fazer o parvo!

Galegos, deixem já de fazer o parvo!

Vejo que todo o mundo, incluído o "presidente en funcións" da RAG, está a disparatar pensando que dispara contra o rascunho do "decretón" dos novos "salvapatrias", arreconchegados sob uma cousa que lhe dizem "Xunta".

(Imagino que todos conhecem as correspondências castelhanas da palavra: Tanto "junta" quanto "yunta"... E não sei por que, ao ouvir a palavra, eu, que tenho a castelhana por "lengua materna" e mesmo "tierna", deslizo-me para a segunda correspondência e não para a primeira... Cousas da vida!)

Bom, vou dar-lhes uns conselhos, galegos meus, ao caso. Depois discutam as possíveis respostas, porque os conselhos vão à maneira de perguntas inocentes:

1.- Por que, dada a situação, uns e outros, todos galegos, não admitem que a sua língua é tão ricaz, tão extensa e útil, que pode ser grafada e mesmo ortografada de diversos jeitos?

2.- Por que, chegando a aceitar a situação "poligráfica" da sua língua própria, não exigem das respetivas autoridades competentes que reconheçam e subsidiem, ajudem economicamente e ainda mais, todas as produções galegas em qualquer dessas grafias?

3.- Por que não exigem que nos âmbitos do ensino, do não universitário e do universitário, os rapazes junto das rapazas sejam informados sobre a materialidade e a eficácia, sobretudo a eficácia, dessas diferentes grafias? Uma, a NOMIGosa, encerra o Galego num refúgio carcerário dentro do reino bourbónico, outra lança os galegos para além das fronteiras do reino... Mesmo podem inventar mais grafias e lhas explicar às moças junto dos moços... sabiamente, sem filoloXías ou mesmo com elas...

4.- Por que, enfim (vou ficar aqui), galegos entranháveis, podendo internacionalizar a vossa língua "propia", vos empenhais em a encerrar, em a choir, em a enclaustrar nas quatro províncias "gallegas" de don Javier de Burgos, que, de passagem, aproveitou para deixar fora da Galiza bastantes galego-falantes, daquela?

Não esperem, caros, a que me responda nem a RAGa nem o CCGa. Respondam-se aqui, se quiserem, ou em silêncio. Mas, por favor, deixem já de fazer o parvo!!!

Enviada por AGIL AGIL o 13/01/2010 17:38

Sen comentarios

Novo comentario

É preciso que te rexistres para poder participar en Vieiros. Desde a páxina de entrada podes crear o teu Vieiros.

Se xa tes o teu nome en Vieiros, podes acceder dende aquí: